A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, participou da reunião de trabalho da bancada federal de Sergipe no Congresso Nacional. Com o objetivo de discutir a implementação do PRAD no estado de Sergipe, também participaram representantes do Ministério Público de Sergipe, do Ministério Público de Contas e do Ministério Público do Trabalho, convidados pela deputada.
Os convidados fizeram uma apresentação dos planos para a recuperação das áreas degradadas, após o encerramento dos lixões em Sergipe. “Tivemos a ideia de convocar a reunião junto com a bancada federal, para chamar a atenção sobre os PRADs, pois sabemos que os prefeitos não têm condições financeiras para arcar com essa problemática. Não tem como fugir disso e sabemos que a bancada encontrará uma solução para auxiliar os municípios”, disse Yandra.
A promotora de justiça, Aldeleine Mellhor Barbosa, informou que a pretensão do Projeto ‘Lixão Mais Não, por um Sergipe sustentável’, é que o estado se una aos estados de Alagoas e Pernambuco, que conseguiram resolver os problemas com os lixões. A intenção é destinar recursos para os 36 municípios, divididos entre Consórcios intermunicipais do Agreste Central, Centro Sul e Baixo São Francisco. Com isso, eles terão condições reais de elaborar e executar os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas.
“Temos hoje a possibilidade de ampliar o olhar para esse projeto. Neste momento, podemos anunciar que começamos com 36 lixões em atividade e hoje podemos dizer que apenas 9 lixões ainda estão em operação no estado de Sergipe, considerando a data de 28 de julho até o presente momento. É algo histórico. Um engajamento coletivo”, disse a promotora Aldeleine.
Já o procurador Eduardo Côrtes, que representou o Ministério Público de Contas, afirmou que a reunião foi um marco, onde houve a união de prefeitos, parlamentares federais e Consórcio Público para fortalecer o saneamento básico e a qualidade de vida da população.