A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, participou de uma audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, com o objetivo de abordar uma questão apresentada pelo prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, e pelo governador do estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, representado na reunião pelo secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo. A questão em pauta é a inclusão do camarão na merenda escolar da rede estadual de ensino, com a intenção de ampliar a participação de produtores em todo o estado na oferta desse alimento.
Segundo a deputada, é necessário rever o Manual de Crédito Rural do PRONAF para melhor atender à aquicultura. “Especificamente, estamos focando nos critérios de elegibilidade para o acesso ao Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), que atualmente limita a seleção de aquicultores a não mais que 2,0 hectares de área aquática”, explicou a deputada.
Yandra está discutindo com o ministro e com a sua equipe técnica uma abordagem normativa mais flexível em relação à área ocupada pelos aquicultores, a fim de promover o desenvolvimento sustentável e incentivar a produção familiar. “Sugerimos que esse limite seja estendido para até 10,0 hectares por aquicultor”, esclareceu a deputada.
O ministro demonstrou prontidão em relação à demanda apresentada e imediatamente afirmou que já estava ciente da proposta de incluir o camarão na merenda escolar de Sergipe. “A deputada Yandra nos forneceu detalhes sobre a proposta, que visa expandir o programa. Minha equipe técnica está presente, e estamos comprometidos em trabalhar incansavelmente para atender prontamente à sua solicitação, uma vez que ela é de grande importância para nossos estudantes, nossa economia e nossos estados”, declarou o ministro André de Paula.
“Expresso meu agradecimento ao empenho da deputada Yandra nesta questão que envolve a legislação federal, uma demanda de grande importância para o estado de Sergipe e também para o nosso governador. Vamos trabalhar para que o camarão faça parte da alimentação escolar no próximo ano”, afirmou o prefeito de Indiaroba, Adinaldo.