A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora Nacional do Observatório da Mulher na Política, participou ativamente da reunião de trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Na ocasião, foram discutidas e votadas as sugestões de emendas ao PLOA 2024.
Na ocasião, Yandra teve duas emendas acolhidas. A primeira sugestão tem como propósito o apoio à implementação de Casas da Mulher Brasileira e de Centros de Referência da Mulher Brasileira no valor de R$ 100 milhões. Já a outra será destinada à ampliação da participação efetiva das mulheres nos espaços de poder e decisão no valor de R$ 50 milhões.
“Essas duas emendas são de grande importância. A primeira será para Casa da Mulher Brasileira e os CRAMs, que a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, através da juíza Jumara Porto Pinheiro, tem aberto em todo o nosso estado de Sergipe e que exercem papel de articulador das instituições e serviços governamentais e não governamentais que integram à rede de atendimento às mulheres”, explicou Yandra.
A parlamentar destacou que a segunda emenda aceita será utilizada para promover pesquisas e iniciativas associadas ao Observatório Nacional da Mulher na Política, estabelecendo colaborações com instituições de ensino públicas estaduais e federais, bem como o Ministério das Mulheres. “Nosso objetivo é simplificar a concretização dos objetivos do Observatório por meio da formalização de convênios e alianças, visando a realização de pesquisas sobre assuntos correlacionados”, afirmou Yandra.
A emendas aprovadas agora seguem para apreciação da relatoria da Comissão Mista de Orçamento.