Na manhã desta segunda-feira (19), a deputada federal Yandra Moura (União) participou da reunião da segunda etapa do Projeto ‘Lixão Mais Não! Por um Sergipe Sustentável’ na sede do Ministério Público de Sergipe, sobre o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
A ação da deputada Yandra em promover um encontro entre os parlamentares e o Ministério Público, foi elogiada pelos promotores. “Foi a deputada Yandra que teve a primeira ideia de buscar emendas parlamentares para ajudar os municípios e, pela primeira vez na história, participamos de uma reunião em Brasília com a bancada federal para discutir emendas parlamentares”, destacou Sandro Luiz da Costa, promotor de Justiça.
A promotora de Justiça Aldeleine Barbosa informou que 98% dos lixões de Sergipe foram desativados e a situação foi regularizada. “Dos 36 municípios que pactuaram com o MPSE, 35 já encerraram as atividades dos lixões. Ressalto ainda que além de fechar, é manter fechado. Continuaremos fiscalizando os municípios em parceria com a Adema”, reforçou.
A deputada destacou a importância dos PRAD’s e reforçou a preocupação com a situação financeira dos municípios. “Sabemos as dificuldades que os municípios tem para custear os PRAD’s, então tomamos a iniciativa de reunir a bancada federal para mobilizar os parlamentares através das emendas, e deu certo. Agora, com a chegada dos recursos, é trabalhar para colocar o Plano em prática, o meio ambiente agradece”, afirmou Yandra Moura.