A deputada federal Yandra Moura (União) recebeu, nesta sexta-feira (7), a Medalha Quintina Diniz, uma homenagem para mulheres que, pela sua destacada atuação familiar, profissional, política ou social, especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina, tenham-se tornado merecedoras do reconhecimento público da Assembléia Legislativa de Sergipe.
A entrega da homenagem foi feita pelo deputado estadual Marcelo Sobral. “Eu tive o prazer de entregar a medalha Quintina Diniz, que foi a primeira deputada estadual eleita por Sergipe, para a primeira deputada federal eleita por nosso estado. A gente precisa combater esse machismo estrutural e dar mais valor às mulheres, porque a gente sabe que a força está na mulher”, reforçou o deputado.
“Pra mim é uma honra poder comemorar este dia recebendo uma honraria tão importante. Desejo a todas as mulheres que a gente possa lutar bravamente pelos nossos sonhos, que ninguém furte as nossas alegrias e que a gente saiba sempre que o lugar da mulher é onde ela quiser. A gente ama flores, mas o que a gente quer mesmo é respeito e apoio”, afirmou Yandra Moura.
Quintina Diniz iniciou a vida política em 1934, quando foi eleita a primeira mulher deputada estadual pelo partido UDN, tendo ajudado a escrever a Constituinte de 1935. Morreu aos 64 anos, em 1942, deixando como legado, a luta pelo empoderamento feminino.