Em Nova York, integrando a comitiva do Brasil na 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), a deputada Yandra Moura, vice-líder da União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, visitou o Consulado Brasileiro para conhecer o ‘Espaço da Mulher Brasileira’, principal canal de comunicação das mulheres brasileiras nos estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia e Ilhas Bermudas com o Consulado.
O Consulado em Nova York oferece serviços relevantes para planejar e implementar ações conjuntas de informação e apoio à comunidade de mulheres brasileiras imigrantes, tais como combate à violência doméstica, promoção de capacitação e autonomia, saúde e bem-estar, empreendedorismo e aprimoramento educacional, entre outros.
A deputada Yandra, única mulher representante do Nordeste brasileiro, e as demais parlamentares da comitiva estiveram em reunião com o embaixador Adalnio Senna Ganen e as diplomatas que atuam fortemente nesse tema de proteção da mulher. A parlamentar destacou que é um serviço excepcional para as mulheres que são emigrantes do Brasil nos Estados Unidos e em outros países.
“Tivemos uma reunião com o embaixador Adalnio e conhecemos todo o funcionamento. Eu e as colegas parlamentares saímos de lá entusiasmadas em auxiliá-los, principalmente, com legislações específicas”, disse Yandra ao completar que “O consulado oferece, ainda, inúmeros serviços, incluindo assistência jurídica. Na prática, é uma espécie de Delegacia da Mulher sem o poder de polícia. A ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, por exemplo, trabalha para que o número 180 seja internacional”, explicou a deputada.