Atenta à situação enfrentadas por igrejas e templos religiosos, a pré-candidata a prefeitura de Aracaju e deputada federal Yandra Moura (União) provocou uma reunião entre pastores e o promotor de Justiça Ambiental do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Matos, para tratar sobre o Licenciamento Ambiental Simplificado dos templos religiosos.
O debate gira em torno das regras que são aplicadas em relação a poluição sonora. “A legislação que regula as igrejas e templos religiosos é a mesma que regula casa de shows, bares e restaurantes. Mas o que a gente vê na prática é uma cobrança aos templos que não são feitas a outros estabelecimentos. Precisamos garantir a liberdade de crença e liberdade religiosa”, disse o vereador Pastor Diego.
A deputada Yandra propôs apresentar um projeto em Brasília, que seja feito em parceria entre as igrejas e o MP, que contemple as necessidades atuais. “Infelizmente, a legislação atual não leva em consideração a atividade social que as igrejas e templos religiosos exercem na sociedade. Por isso conversamos com o promotor que foi bastante sensível e reconheceu a importância de ampliar o debate sobre o tema”, afirmou.
Consciente da reivindicação, o promotor de Justiça, Eduardo Matos, foi compreensivo e se colocou a disposição para ajudar a encontrar uma saída. “O país mudou, hoje nós temos uma grande diversidade de matrizes religiosas presentes na sociedade, então nós temos que ser sensíveis e respeitar as religiões”.
Também estiveram presentes o presidente da União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe, Paulo Fonseca, e o vereador por Aracaju, Eduardo Lima.