A deputada federal Yandra Moura, coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política e pré-candidata a prefeita de Aracaju, apresentou o Projeto de Lei 2.675 de 2024, que visa instituir o Programa Bairro Mais Perto, para facilitar o acesso a serviços básicos e oportunidades econômicas, promover a mobilidade sustentável e a inclusão social, além de incentivar o desenvolvimento econômico local, melhorar a qualidade de vida e a segurança dos moradores.
O Programa Bairro Mais Perto propõe transformar as cidades brasileiras em espaços onde os cidadãos possam acessar todas as suas necessidades diárias em um raio de até 2 km. Isso inclui serviços de saúde, educação, segurança, comércio, lazer e oportunidades de trabalho.
Para viabilizar o programa, serão realizadas ações como o planejamento e construção de ciclovias e calçadas acessíveis, a melhoria do transporte público com ônibus acessíveis e a instalação de estações de bicicletas e scooters elétricas compartilhadas. Além da construção e reforma de unidades de saúde, escolas e creches, bem como a criação de centros comunitários para atividades culturais e esportivas.
Yandra Moura acredita que a execução bem-sucedida do Programa Bairro Mais Perto proporcionará cidades mais humanas, inclusivas e sustentáveis. “Acredito firmemente que este programa contribuirá significativamente para a construção de um futuro melhor para nossas cidades e cidadãos”, afirmou.