Durante coletiva com a imprensa nesta segunda-feira (14), a deputada federal Yandra Moura (União) anunciou sua posição de neutralidade para o segundo turno das eleições municipais em Aracaju. Candidata a prefeita no primeiro turno, Yandra destacou seu respeito pela democracia e pela escolha popular, mas reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando por Aracaju e fiscalizando o próximo governo.
“Construímos um plano de governo com as digitais das aracajuanas e dos aracajuanos, ouvindo a população. Tenho certeza de que era o melhor para nossa cidade, mas a maioria optou por outros caminhos, e eu respeito essa decisão”, declarou Yandra.
A deputada fez questão de agradecer à sua equipe de campanha, aos 162 candidatos a vereador de sua coligação, e ao ex-governador Belivaldo Chagas, que foi seu vice na chapa. Ela também reconheceu o apoio de lideranças comunitárias e de deputados federais e estaduais que estiveram ao seu lado.
Sobre o segundo turno, Yandra falou sobre as duas candidaturas restantes, afirmando que nenhuma delas representa a renovação que acredita ser necessária para a cidade. “De um lado, temos uma vereadora que não passa segurança de que fará o que precisa ser feito. Do outro, uma candidatura que representa 16 anos de uma gestão que teve avanços, mas não resolveu os problemas mais graves da cidade, como saúde e transporte público”, disse.
Yandra também relatou ataques pessoais e violência de gênero que sofreu durante a campanha, reafirmando que não tem condições de apoiar os candidatos que, segundo ela, a atacaram covardemente.
Por fim, Yandra anunciou sua neutralidade, ressaltando que essa decisão foi tomada em respeito ao governador Fábio Mitidieri e aos seus eleitores. “Em respeito ao governador Fábio e às dezenas de milhares de pessoas que confiaram em mim, eu anuncio minha posição de neutralidade. Mas estar neutra não é estar alheia. Vou continuar acompanhando de perto os desdobramentos eleitorais da nossa cidade e me posicionando sempre que for necessário”, concluiu.