A deputada federal Yandra Moura (União), coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política e vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, participou da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), em Brasília. Com o tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, a cúpula reúne líderes para discutir estratégias que impactem positivamente a vida das populações dos países-membros e promovam o bem-estar global.
Yandra participou da 3ª Sessão de Trabalho, dedicada ao tema “Combatendo a Desigualdade e Promovendo a Autonomia Feminina”. Em sua fala, a parlamentar defendeu uma agenda incisiva para a promoção da autonomia econômica das mulheres, destacando a importância de políticas que assegurem a igualdade salarial e abordando questões como o trabalho não remunerado e os obstáculos enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.
A parlamentar apontou que a carga desproporcional de trabalho de cuidados atribuída às mulheres afeta diretamente sua autonomia e também compromete o crescimento econômico dos países.
“A construção de uma legislação específica sobre políticas de cuidado está em discussão em dois grupos de trabalho coordenados pela nossa Secretaria da Mulher, nos quais estão representantes de vários partidos políticos”, afirmou Yandra, acrescentando que “trabalhamos pela regulamentação de licenças mais igualitárias e por mudanças culturais necessárias para enfrentarmos as desigualdades de gênero”.
A participação e o discurso de Yandra Moura na cúpula reforçam o compromisso da bancada feminina da Câmara dos Deputados em fazer da igualdade de gênero uma prioridade nas políticas públicas, visando transformar o mercado de trabalho em um ambiente mais justo e igualitário para as mulheres.