Se inscreva

  • admin@andrefederal.com.br
  • (79) 99999-4444

Yandra Moura prestigia desfile que coloca a renda irlandesa na passarela da moda contemporânea

A deputada federal Yandra Moura (União-SE) marcou presença na noite desta quinta-feira, 25, no Barracão Cultural de Sergipe, na Vila do Forró, na Orla de Atalaia, em Aracaju, para o desfile de encerramento do projeto Renda Veste Sergipe – Conexão Artesanato & Moda. O evento colocou na passarela a renda irlandesa, patrimônio cultural brasileiro e símbolo da identidade sergipana, em coleções que fundem o saber tradicional das rendeiras com a linguagem da moda contemporânea.

Depois de quase dois anos de trabalho, com a participação de mestres rendeiras, o projeto chegou ao ponto culminante nesta quinta. As rendeiras sergipanas desfilaram criações que traduzem o potencial criativo e empreendedor do artesanato local, apontando caminhos para a economia criativa e o empreendedorismo feminino.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, sob o comando do secretário Jorge Teles, com incentivo do governador Fábio Mitidieri e da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri.

Defensora histórica da renda irlandesa no Congresso Nacional, Yandra foi relatora do projeto de lei que confere a Divina Pastora o título de Capital Nacional da Renda Irlandesa, cujo relatório foi aprovado na Comissão de Cultura da Câmara. Em 2023, a deputada integrou comitiva que levou a técnica artesanal à Embaixada da Irlanda, em Brasília, numa reunião de apresentação da renda ao embaixador irlandês Séan Hoy, a convite do governador Fábio Mitidieri.

“Quando a gente valoriza a renda irlandesa, valorizamos a cultura do nosso estado, o sentimento de pertencimento do sergipano e a sergipanidade”, disse a deputada, ao lado da prefeita de Divina Pastora, Izabel de Nollet, durante o evento. Yandra destacou ainda o papel transformador do projeto para as rendeiras. “É um incentivo que vai muito além do desfile. É reconhecimento, é dignidade, é geração de renda para as mulheres que guardam esse saber nas mãos.”

O secretário Jorge Teles ressaltou a trajetória singular do ofício e o alcance do projeto. “A renda irlandesa atravessou o Atlântico através de freiras que vieram catequizar mulheres e trouxeram esse saber-fazer, que se perdeu lá do outro lado do mundo e que hoje só se faz aqui em Sergipe. Nós trouxemos a universidade de moda do Senai, o Cetidt, que passou quase dois anos qualificando as nossas rendeiras em moda, em caimento de tecidos, em modelagem, trazendo a elas o conhecimento necessário para criarem uma coleção a partir da sua perspectiva do mundo. O resultado está aí: nossas rendeiras apresentando uma coleção belíssima e abrindo portas para novas oportunidades, para a criação de novos produtos e para a interação com o mundo da moda, que traz mais valor agregado e mais independência para as nossas rendeiras”, afirmou.

A prefeita Izabel de Nollet saudou o momento como uma conquista coletiva. “É um motivo de muita alegria enquanto gestora do município, um município que é rico em fé, cultura e tradição. Ver nossa renda irlandesa estampada aqui nesse evento é um motivo de dever realizado”, afirmou, acrescentando que rendeiras do município chegaram a expor seu trabalho em Londres, na Inglaterra, com apoio da gestão municipal. A prefeita aproveitou para agradecer os recursos viabilizados e destinados pela deputada Yandra ao município.

Para a artesã Lavinia Santos, o desfile tem significado que ultrapassa a moda. “Esse momento é uma valorização de uma tradição que é da minha família. Eu aprendi a renda com a minha avó, com a minha mãe, e elas são minhas grandes mestres rendeiras. Então, para mim, esse momento é uma valorização delas também e de tudo que a gente compartilhou juntas. Só sentimentos positivos”, disse.

Compartilhe esta notícia